Qui, 16 de Agosto de 2012 11:54      ACESSOS: 8503
Imprimir PDF
 abobora_gila
Por Andréa Fassina
A abóbora mais uma vez figura no hall das hortaliças que além de alimentar, contribuem para a cura de várias doenças crônicas.
Esta abóbora, com jeito de melancia, vem do sul do país e ajuda no combate a diabetes tipo 2.
Uma parceria entre a divisão de hortaliças da Embrapa e a Universidade de Brasília está desenvolvendo um novo tratamento para esses pacientes.
Pesquisadores encontraram na abóbora GILA, muito comum no sul do país, uma substância capaz de controlar a liberação de insulina.
Conforme explica o presidente da Embrapa, Celso Moretti, novas pesquisas estão indo além e procurando determinar como esses nutrientes são absorvidos pelo organismo e sua eficácia para a manutenção da saúde.
O chefe geral cita três projetos de pesquisa realizados em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) como exemplos desse trabalho.
O primeiro estudo, já com resultados publicados, confirmou que o consumo de alicina, o composto ativo mais comum do alho, pode reduzir do colesterol e prevenir o infarto agudo do miocárdio.
Outro projeto em andamento tem como objeto de estudo a abóbora gila, que é rica em sufoniluréias, compostos que promovem a liberação de insulina e são utilizados em medicamentos para diabetes tipo 2. 
Celso Moretti explica que os teores dessas substâncias já foram determinados pela Embrapa Hortaliças, como a melhor forma de preservar esses compostos no processamento.
O resultado foi o desenvolvimento de um pó rico em sufoniluréias, que será encapsulado e testado pelo Hospital Universitário de Brasília em voluntários que apresentem quadro de diabetes.
Outra pesquisa em parceria com a UnB, ainda em fase inicial, vai estudar a citrulina, uma substância presente na melancia que atua no combate à hipertensão.
O projeto tem como objetivo produzir um chá a partir das sementes dessa hortaliça.
Informações da Bandnews e Embrapa.
Última atualização em Sex, 17 de Agosto de 2012 13:57

Comentários

#1 16/08/2012 13:15
Bom dia, sou portador da diabetes tipo 2, tomo medicamentos para controlá-la, mas parece não surtir os efeitos necessários.
Solicito maiores informações sobre a abobora gila e seu efeito medicamentoso para os portadores desse mal.
Atenciosamente.
#2 16/08/2012 18:21
Que notícia maravilhosa,espero com ansiedade o resultado dessa pesquisa e que nós,diabéticos ,possamos sair dessa coleira que nos escraviza aos laboratórios.
Obrigada ao governo que nos distribui medicamentos,mas sabemos,todos ultrapassados.Os mais modernos e que surtem maior efeito custa´nos os olhos da cara,sacrificando toda família para que possamos obte-los.
Vai celso moretti,socorra-nos...
#3 17/08/2012 13:48
José Vinício, você pode entrar no site da Embrapa e pedir mais informações, pq conforme diz na matéria, tudo ainda está em fase de estudo.
#4 21/08/2012 19:40
Muito boa tarde, sou portador da diabete tipo 2, e tenho certeza de que irão descobrir a cura dessa doença que castiga milhares de pessoas, quem sabe que será com essa nova descoberta.
Que Deus nós abençoe.
Quero ser voluntario, o que tenho que fazer?
#5 13/09/2012 14:37
Gostei da matéria e gostaria de plantar essa abobora, onde posso conseguir as sementes dessa abobora?
#6 14/09/2012 20:29
Gosrei demais dessa noticia, consegui no Globo Rural, ja controlo a Diabete com Gilo, e Goya, estou me sentindo bem mas gostaria de experimentar essa nova descoberto e estou disposto a participar de experimentpo. Moro em Campo Grande-MS.
#7 06/12/2012 14:49
: sou diabético tipo 2,uso medicamentoos mãs todo nós sabemos das contra idicasões ,alem disto sou emfartado ,portanto toda a ajuda sara bemvinda
#8 19/12/2012 12:51
sou portadora de diabetes 2 ,como faço para participar dessa experiencia moro no interior de São Paulo.
#9 23/01/2013 16:55
Gostaria de maiores informações
#10 23/01/2013 16:56
solicito mairoes informações
#11 21/05/2013 03:51
Olá! Desde 15 nov 2004, venho na grande contra luta no controle do Diabetes tipo 2. Preciso de mais informação sobre essa descoberta e como posso adquirir a medicação. Solicito acesso ao experimento como voluntário. Tento com a batata yacom, chás anti-diabético, É uma doença chata no controle e nos limita em tudo. É um grande mal. Fernando. Maceió-Al.
#12 23/08/2013 17:19
Favor informar onde se pode adquiir sementes da GILA - CURCUBITA FICIFOLIA. Obrigado
#13 18/10/2013 01:12
Gostaria de receber informações atualizadas sobre a Gila.
#14 Maria 26/04/2014 00:00
Favor colocar o endereço das sementes. Delicioso doce, assim não se pode controlar diabetes. !!!! Cozer com cascas em ´pedaços grandes sem sementes. Raspar com garfo e tirar os fios. Faze calda de açúcar e colocar os fios.Ou cravo ou canela, mas não os dois. Pitada de sal. Dar ponto de doce colherada.
#15 Rui carlos duarte 27/06/2014 00:00
Boa noite ,eu sou português residente na Bélgica ,vi um vídeo vosso em que falaram da abobora gila ,isto a propósito de eu ter diabetes do tipo 2 eu gostaria de saber onde e como adquirir esse medicamento,agradeço vossa resposta ,com os meus cumprimentos .